<$BlogRSDURL$>



quinta-feira, dezembro 02, 2004


Dissolução 

Eu sou dos que pensam que o Presidente da República tem estado bem na avaliação da situação política em Portugal e tem sido das poucas pessoas com bom senso nessa matéria.
Em Junho disse aqui que o Sampaio não devia convocar eleições. Não me parecia haver fundamentação sólida para exercer esse direito que a Constituição lhe faculta. Há que jogar segundo as regras e argumentar que o novo Primeiro Ministro não fora eleito é ignorar que é à Assembleia que compete escolher o Governo e que aquela fora legitimamente eleita para 4 anos. Argumentar com a vontade popular é especular e, pela mesma ordem de ideias, haveria que convocar eleições sempre que a popularidade de um Governo andasse pela mó de baixo (o que normalmente acontece a meio dos mandatos, quando as medidas mais difíceis são tomadas). Dizer que a incompetência do Santana Lopes era a priori óbvia não é de todo descabido mas formalmente não passa de um argumento pouco objectivo e característico de “profetas da desgraça”, uma vez que o homem nunca tinha chefiado um Governo. Por último, tendo o Sampaio incentivado o Durão Barroso a ir para a Comissão, era estranho que um adepto da “estabilidade” dissolvesse a Assembleia logo a seguir.
Dito isto, acho acertada a decisão de dissolver a Assembleia agora. Foram demasias broncas em 4 meses para que este Governo merecesse mais o benefício da dúvida. Quando se chega ao ponto em que o próprio elenco governativo é uma incógnita e em que um Ministro bate com a porta ao fim de 4 dias, fazendo as acusações que fez...
O mais interessante nisto é que provavelmente estes 4 meses pouparam-nos 4 anos de incompetência. Não é para mim claro que o Santana Lopes, ainda sem se ter “queimado” no Governo, perdesse umas eleições contra o desgastado e fraquinho Ferro Rodrigues. Basta lembrar que as sondagens nessa data não davam grande diferença e pensar no que se passou na campanha para a Câmara de Lisboa.
Sob o ponto de vista eleitoralista, o PS pode agradecer ao Sampaio. Vai para as próximas eleições bem maquilhado, com um novo líder e com o principal adversário “de rastos”. E, como bónus, vai ter o António Vitorino a elaborar um Programa de Governo. Foi pena ele não ter ido para a Comissão e foi pena ele não ter querido liderar os Socialistas.
Para o PSD também há aspectos positivos. Vê-se livre do incómodo, inepto e contra-producente parceiro de Coligação que já anunciou concorrer sozinho às próximas. Duvido que alguém volte a querer coligar-se com o PP enquanto houver Portas. É também uma boa oportunidade de se ver livre dum populista incompetente chamado Pedro Santana Lopes. Era bom para o partido (e bom para o País) que o PSD corresse com ele. Esperemos que alguém avance para lhe fazer frente.
O que me precupa em todas estas reviravoltas dos três últimos anos é a dificuldade que os partidos têm em se renovar. Isto é particularmente grave nos dois únicos partidos com vocação governativa, que parecem estar em permanente recauchutagem. Sondagens como esta ilustram bem a escassez de alternativas e de confiança nos políticos. As pessoas competentes cada têm cada vez mais relutância em ir para o Governo. No meio profissional têm respeito, o seu mérito é reconhecido e são bem pagas. Na política, fazem-lhes a vida negra.
O PSD, provavelmente o partido com os melhores quadros, tem agora uma boa oportunidade para arrumar a casa e fazer essa renovação. Espero (mas duvido) que a aproveite porque o País não pode continuar a escolher “do mal o menos”. É preciso alternativas, é preciso oposição construtiva e está na hora de começarmos a ter eleições ganhas por mérito próprio e não por demérito do adversário.

1 comentários

Comentários Blogger(1):

Eu a dizer que precisávamos do pinguím e ele já lá estava em background É preciso ter um líder bom para o discurso (como o era o Guterres e talvez o Sócrates sirva), mas uma máquina por trás a funcionar - essa bem mais importante.

Não concordo com o que dizes sobre o PSD se ver livre do PP. Penso até que alguns eleitores indecisos entre PSD/PP votarão PP devido à forma como o PSD anunciou a corrida às próximas eleições de forma independente, enquanto ainda estava a governar numa coligação. E as maiores broncas dos 4 meses Santanistas vieram do lado do PPD-PSD, ou não? O Santana andou a dizer coisas que contradiziam as políticas do Bagão, por exemplo. A responsabilidade de escolher pessoas para os lugares errados também é do PSD, as ideias de espalhar membros do governo pelo país com aumento de despesas de estado e, pelo menos na agricultura, sem vantagem. Se lá deixarem ficar o Santana depois disto é sinal de que esses melhores quadros (tens factos para contra-argumentar?) não têm peso na estratégia do partido. E se até já se fala outra vez no Cavaco, quem são esses quadros?!? A Ferreira Leite? O Marcelo? Talvez quadros menos maus, mas não os chamaria melhores (é a mesma coisa?).

Em Portugal as eleições são ganhas em rotatividade entre dois partidos que sabem que, independentemente dos seus membros serem incompetentes e oportunistas, vão ser governo mais cedo ou mais tarde (porque os outros ainda também são incompetentes - mais ou menos ou na mesma - e essa incompetência aliada a ser governo dá frutos, que são colhidos pelo partido da "oposição" e assim sucessivamente). Esta é a triste realidade.

(ufa, finalmente esta tipa calou-se)
(Teresa 12.02.04 - 6:31 pm)

Uma coisa é o Pedro Santana Lopes, outra coisa é o PSD. Nos últimos meses, as broncas são essencialmente da responsabilidade do Santana. E é claro, se tens mais Ministros, tens mais hipóteses de meter água. Eu refiro-me à influência do Paulo Portas e à inclusão forçada de pessoas do nível da Celeste Cardona. Até tenho o Bagão Félix em boa conta (e é benfiquista). O que eu quero dizer é que partidos com vocação para governar perdem qualidades quando se coligam com outros que não estão preparados para o fazer.
Quanto aos quadros, começa por espreitar os currículos do Dias Loureiro ou do António Borges, por exemplo. E nota que não é pela competência técnica que se pede o Cavaco.
Mas não quero com isto dizer que o PS também não tenha bons quadros. Parece é gostar de fazer-lhes a vida negra. Basta pensar no Vítor Constâncio...
(Nuno 12.02.04 - 7:41 pm)

Por falar em bons quadros, aqui fica uma boa noticia:
http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1209951&idCanal=12
(Rui Sa 12.03.04 - 2:22 pm)

Tambem vi. Parece que o gajo me ouviu... Ou melhor, ouviu o Cavaco!
(Nuno 12.03.04 - 5:28 pm)

[Transferidos do HaloScan]

Por Anonymous Anónimo, Ã s 10:49 da tarde  

Enviar um comentário (comenta!)