<$BlogRSDURL$>



sexta-feira, fevereiro 15, 2002


Cronica Alema, parte 2 

Meus queridos,

As reaccoes 'a minha primeira cronica foram particularmente amistosas, 'a
excepcao de uma alegando, em termos pouco prosaicos, que era tao detalhada
que so' faltava descrever a minha forma de abklaren (descubram...). Nao
escrevi antes porque nao houve muitas aventuras. Tenho trabalhado.


TAGLICH (Em portugues, o titulo de uma fantastica cancao do Chico
Buarque) / ARBEIT


Os meus primeiros dias por ca' tem sido rotineiros. Tenho trabalhado todos
os dias, de manha 'a noite. No ultimo fim-de-semana tirei as manhas para
dormir mais um bocado mas o tempo chuvoso nem sequer convidava a passear e
fui trabalhar.
Ainda nao estou farto. O ambiente de trabalho e' fantastico, o grupo de
trabalho muito bem humorado e eu gosto de programar, que e' o que em
grande medida tenho feito. Ha' ainda o estimulo de saber que aquilo que
estou a fazer e' importante. Acrescentando ainda que o EMBL fornece
optimas condicoes e que, para alem das saudades, nao tenho problemas que
me ocupem o espirito, compreende-se que sejam maiores a vontade de
trabalhar e a produtividade.


RUHE

De qualquer modo nao pretendo continuar sempre neste ritmo. Vou tentar
comecar a aproveitar melhor o fim-de-semana. Nadar e assistir a alguns
concertos e exposicoes fazem parte dos meus planos. Ainda pensei em ir
regularmente ao cinema mas e' complicado apanhar filmes nao
dobrados. Curiosamente, de vez em quando ha' projeccoes de filmes no
EMBL. Embora nao sejam os mais recentes, sao na versao original e 'a
borla! Anteontem fui ver o fantastico "Butch Cassidy & Sundance Kid" (Paul
Newman e Robert Redford).
Se se confirmar que a minha estadia ca' sera' prolongada, tenho tambem em
mente passear pelo Pais (embora os comboios alemaes sejam caros), ir a
Paris, ao Luxemburgo (e' ja' aqui ao lado), 'a Austria e eventualmente 'a
Holanda. Tambem pretendo ir a algum sitio onde se possa esquiar (ja estou
com saudades).
O ceu esta', desde ontem, limpo (bom prenuncio para uns passeios no fim de
semana) e as temperaturas desceram ('a noite as coisas gelam e de dia a
maxima deve rondar os 5 graus. 95% de mim adora este tempo. So' as maos se
queixam e pedem luvas quando ha' vento. Ainda tenho esperanca que neve mas
ja' me disseram que, se nevar, vou ter problemas de aderencia no caminho
Guesthouse-EMBL...


GEHOLZ

Ainda nao fiz turismo a serio nem pratiquei desporto mas todos os dias
consolo-me a subir o bosque da montanha desde a Guesthouse ate' ao
laboratorio. E' um excelente exercicio (costumo chegar la' acima quente,
apesar das temperaturas abaixo de 10 graus que ca' se fazem sentir) e o
percurso e' bonito e oxigenado. O regresso e' feito pelo mesmo caminho e
e' portanto a descer. Mas costuma ser feito 'a noite e, embora haja
iluminacao, so' se ve mesmo o caminho. Ainda que eu saiba que nao ha'
qualquer perigo, tem o seu que de aventura so' ouvir os meus passos, o
vento e os barulhos tipicos de um bosque que vem do escuro... A chover e'
ainda mais interessante...
E' claro que o EMBL tem autocarros gratuitos a ligar a guesthouse ao lab e
vice-versa. Mas os da manha partem mais cedo do que eu e os da noite
tambem regressam mais cedo.


SPRACHE

Estou na Alemanha mas falo Portugues, Ingles e Espanhol. Na lingua nativa,
conheco as expressoes de saudacao mais comuns e os numeros, o que e'
suficiente para fazer compras. Tambem ja' sei dizer o nome da nova
moeda: "oirro'". Mesmo nao precisando, se ficar ca' mais uns meses vou
tirar um curso.


KOCHKUNST

Ainda nao posso falar muito de gastronomia. De qualquer modo ja' percebi
que ca' cozinham bem kartoffel (vao ao dicionario). O refeitorio do EMBL
e' bom e variado mas serve comida de varias proveniencias pelo que so'
quando vejo salsichas e' que sei estar na presenca de cozinha germanica.
Estou a exagerar, tambem ja' percebi que ca' as costeletas se servem
fumadas, panadas e... sem osso. Come-se menos peixe porque se esta' longe
do mar (mesmo assim o refeitorio garante sempre um prato).
O azeite aqui nao e' especialmente popular. No supermercado so' consegui
arranjar uma marca e sem discriminacao do grau de acidez. Curiosamente nao
e' mais caro. O atum em lata e' especialmente mau, excepto aquele que ja'
traz os vegetais e o molho picante... Estas coisas vou descobrindo porque
tenho que preparar o meu jantar. O refeitorio nao abre 'a noite. Eu nao
sei cozinhar mais do que o fundamental para desenrascar e 'a noite estou
demasiado cansado para apostar na sofisticacao. Felizmente ja' percebi que
o segredo esta' numa panela com 'agua a ferver. Passo a explicar. Estes
tipos cozinham o arroz em sacos com furos que mergulham na 'agua a ferver
e, va'-se la' saber porque, sai sempre bem. E para a comida congelada,
idem, mergulha-se a embalagem em 'agua em ebulicao.
Ha' muita variedade de bom pao e tambem se arranja boa fruta (as peras sao
especialmente compridas).
Como eu ja' esperava, nao se arranja cafe' expresso tao bom como o de
Portugal e eu ate' passo bem sem cafe'. Mas, desde que descobri que o
Grupo tem ums sala para cafe' 'a borla, tornei-me menos exigente.
O chocolate Milka e' barato!


VERTRAUEN

Ainda que saiba pouco sobre a cultura deste povo, uma coisa que
impressiona e que devia ser tomada como exemplo e' a confianca que umas
pessoas depositam nas outras, como se toda a gente fosse honesta (e, 'as
tantas, ca' a esmagadora maioria e'). Ontem fui ao supermercado e tinha a
carteira carregadissima de moedas (mais de 6 euros repartidos por mais de
30 moedas). Perguntei 'a senhora da caixa se estava interessada em trocos,
ela disse que sim, estendi-lhe as moedas, ela perguntou-me quanto era ao
todo e trocou-me imediatamente o dinheiro sem conferir (e tambem nao
conferiu depois porque atirou logo as moedas para os respectivos
compartimentos na caixa).
No EMBL tambem e' a mesma coisa. Todos os gabinetes e laboratorios estao
sempre abertos, incluindo 'a noite e ao fim-de-semana. Ninguem mexe no que
nao lhe diz respeito. Nunca houve problemas. Ao fim-de-semana a cafetaria
esta' fechada mas deixa portas abertas para que as pessoas possam usar a
loica e servir-se do acucar. E tambem empresta loica durante a semana.
Enfim...


DEUTSCH FRAU

Ainda que me tenham perguntado:
"Como vão as gajas!, gajas!, gajas!,gajas!, gajas!, por ai?"
e que me tenham dito:
" O meu Avo sempre disse que as alemas eram as melhores.",
ainda nao e' desta que falo da mulher alema. Isto porque:
- nao tenho visto muitas (no EMBL ha' de tudo e nao sei distingui-las);
- ainda nenhuma me deu "a primeira GANT'USA";
- fui aconselhado:
*"arranja é uma alemã e deixa lá a ode";
*"Cuidadado, pelo que contaste, verifica bem se e' mesmo mulher antes
de lhe fazeres a "ode".".


KONKURRENZ

Devido a algumas inclusoes posteriores na mailing-list e a questoes
relacionadas com fusos horarios, decidi considerar vencedores do concurso
do postal todos os que responderam acertadamente em 48 horas. Ha' 6
vencedores. Para os que nao sabem que o rio que passa em Heidelberg e' o
Neckar e, portanto, ainda nao e' desta que levam postal, aqui fica um site
com fotos desta bela cidade:

http://homepages.rootsweb.com/~george/johnsgermnotes/heidelberg.html



Ate' breve.
Nuno


0 comentários

Comentários Blogger(0):

Enviar um comentário (comenta!)