<$BlogRSDURL$>



domingo, fevereiro 24, 2002


E vao 3... 

Ola' a todos!

A principal novidade da minha estadia em Heidelberg e' que o trabalho esta' a correr tao bem (pudera, nao tenho feito outra coisa) que eu decidi prolongar por mais um mes a minha estadia. Talvez Abril e Maio tambem sejam passados ca' mas e' certo que em Junho estou em Portugal. Regozigem-se os que andam por terras lusas que ainda vao estar algum tempo sem me aturar...

WETTER
O S.Pedro fez-me a vontade e la' nevou um bocadinho Quinta e Sexta. Mas nao o suficiente para deixar manto branco. Ja' me estou a fartar de vento gelido e chuva, embora nao sinta os efeitos depressivos que este tempo costuma causar. Eu gosto do frio, mas com sol ou neve. De qualquer modo, o ceu cinzento, as altissimas arvores a abanar ao vento e os corvos que por aqui abundam fariam as delicias de um certo Alfredo realizador...

SINNLICHE LIEBE?
Na televisao do meu quarto consigo sintonizar mais de 20 canais alemaes. Quase todos tem os espacos publicitarios dominados por anuncios a linhas eroticas. Sao indescritiveis! Devem ser umas centenas de linhas, para todo o tipo de mau gosto. E digo mau porque a esmagadora maioria das mulheres que aparecem sao feissimas! Velhas, gordas, desdentadas (algumas conciliam os tres atributos), muitas evidenciando indicios de uma ida aos saldos da cirurgia plastica... um mimo! E o numero de telefone e' dito com um orgasmico gemido ritmado ("neun und sechzig, neun und sechzig, neun und sechzig"), que a lingua alema e', como todos sabeis, particularmente melodica. Como e' que estes spots com efeito anti-libido tem tanto sucesso? Os alemaes nao podem ter tao mau gosto... Cheguei 'a conclusao de que a mensagem afinal e': "Se nao podes ter sexo, nos ajudamos-te a perder a vontade e depois ja' nao te queixas...".

SPANIER
Ter espanhois no laboratorio e' uma festa. Para alem de uma fantastica camaradagem iberica, de ter com quem falar sobre futebol (e em
particular sobre o Figo) e de poder treinar o meu castelhano, todos os dias tenho o privilegio de ouvir perolas como "Mierda!", "Es una putada!, "Jode!", "Cojones!" e outros vernaculos que nao me atrevo a reproduzir aqui... A inglesa, de vez em quando, tambem manda um "Bloody shit!" que quer dizer "Merda sangrenta!"...

AMERIKANER
Depois da Segunda Guerra, as forcas Aliadas ficaram com direito a ter tropas em permanencia na Alemanha (alegadamente para supervisionar a reconstrucao do pais e assegurar que os nazis nao voltavam a fazer das suas). O pais foi "dividido" em quatro, ficando uma parte a cargo dos franceses, outra dos ingleses, outra dos sovieticos e aquela em que me encontro estava destinada ao americanos. Estava e esta' porque, 57 anos volvidos, ainda e' um direito que lhes assiste. Os americanos gostam de montar verdadeiros quarteis-generais em todo o lado e aqui nao desperdicaram a oportunidade de ter um forte contingente no centro da Europa. E' da maneira que sempre ha' uns milhares de sobrinhos do Sam a saber onde fica a Alemanha e um bocadinho de espionagem industrial tambem da' jeito. Heidelberg tem alguns quarteiroes "americanos", guardados por soldados bem armados que devem passar o dia a... (e' melhor nao dizer o que estava a pensar) "olhar pro' boneco". Os alemaes que la' moram e' que nao acham muita piada: embora estejam mais seguros (o que ca' nao e' uma preocupacao), nao podem meter o lixo em determinados contentores e ter
uma persiana barulhenta da' direito a ter, por segundos, metralhadoras apontadas 'a janela...

KERN
Esta zona da Alemanha e' particularmente rica em centrais nucleares de contrucao recente. Do sitio onde moro, alto, consigo avistar ao longe
duas emblematicas "chamines" gemeas. Mas, ha' vinte anos, havia a mania de colocar estas centrais junto 'as fronteiras orientais. Nestas latitudes,
o vento sopra normalmente de oeste... Os franceses tem algumas centrais junto 'a fronteira com a Alemanha, alinhadas (em termos de latitude) com algumas das mais populosas cidades alemas. A antiga RFA construiu
algumas junto 'a fronteira com a antiga RDA. Azar, agora a Alemanha esta' unida
e os tipos tem centrais quase no centro geografico do pais... Isto faz-me lembrar a fantastica cancao "Sayago Blues", do Rui Veloso, composta a pensar numa terra espanhola, nas margens do Douro e perto da fronteira portuguesas, que esteve para receber uma central nuclear e agora esta' integrada num parque natural...

KOCHKUNST 2
Ontem a comunidade lusa do EMBL juntou-se ao jantar. Como grande cozinheiro que sou, dei a minha inestimavel contribuicao indo ao supermercado, descascando e cortando batatas, lavando a salada e a loica. O jantar integrou tambem alguns nativos e uma simpatica alema levou um bolo tipicamente alemao (muito bom, por sinal) que continha cravinho e noz moscada. Quando voltar a Portugal, sempre que as pessoas nao gostarem dos meus bolos (se e' que eu alguma vez vou tentar fazer algum), digo-lhes que e' uma receita alema e que nao gostam porque nao estao habituadas ao sabor das especiarias...

E pronto, por hoje chega. Mando a quarta quando tiver mais "material".

Abracos e beijinhos,
Nuno

0 comentários

Comentários Blogger(0):

Enviar um comentário (comenta!)