<$BlogRSDURL$>



terça-feira, fevereiro 05, 2002


Nuno em Heidelberg - mail colectivo 

Ola' a todos!

Comeco esta missiva por prevenir que ela se destina a 69 (belo numero!) leitores diferentes nas sensibilidades, nos interesses e na relacao que tem comigo (familiares, amigos mais ou menos intimos, colegas de trabalho...). Temo que forma e conteudo nao sejam do agrado de todos mas e' o melhor que se pode arranjar... Em qualquer caso, prometo nao falar (muito) de trabalho... Para os que sao novos nesta mailing-list, aviso tambem que costumo mandar mails muuuuuito longos.

Pois e', estou em Heidelberg, na Alemanha, para bulir no EMBL (Laboratorio Europeu de Biologia Molecular). O contacto com os especialistas ha'-de fazer bem ao meu Doutoramento. Tenho agendado ficar ca' um mes mas, se as coisas correrem bem, prolongarei a estadia. Enquanto a minha casa nova nao estiver pronta, nao me queixo porque nao tenho casa em Lisboa, embora ja' muitos amigos (a quem agradeco) se tenham disponibilizado para hospedar este pobre coitado... ;)

Mas, comecando pelo principio...

O VOO
Escolhi voar com a Air France porque era mais barato. E' claro que fui obrigado a mudar em Paris. O voo Porto-Paris foi bom: cumpriu o horario, as hospedeiras eram bonitas e simpaticos e o almoco, embora algo dietetico, nao era mau. Ouvia-se falar portugues com sotaque frances: o aviao ia cheio de emigrrantes porrtugueses (vulgo "avecs", sem ofensa).
Ao chegar a Paris... "o panico, o horror": o meu voo para Frankfurt tinha sido cancelado. Afinal, nao havia razoes para alarme: nao me explicaram os motivos do cancelamento mas meteram-me num voo que partia meia hora depois. Fizeram o mesmo com todos os passageiros do meu voo e ainda sobraram lugares no aviao. Ja' devem ter percebido o motivo do cancelamento... Cheguei a Frankfurt apenas com 25 minutos de atraso. So' que o taxi que era suposto estar 'a minha espera ja' tinha ido embora, devido ao anuncio do cancelamento do voo. La' se voltou a chamar pelo telefone...

A PRIMEIRA NOITE
As primeiras horas em Heidelberg passei-as a falar... portunhol! O Juan Valcarcel, lider do grupo de investigacao onde fui inserido e, na pratica, o meu anfitriao, sabia que eu nao ia ter que comer ao chegar e levou-me a jantar em casa dele. O ingles dele e' o suficientemente bom para (quase) nao se notar que e' espanhol. Mas optamos por falar uma linguagem iberica e ele, ainda por cima, e' galego. A mulher tambem e' espanhola (das Canarias) e nenhum deles fala alemao. Mas a filhota de quatro anos sim!

O ALOJAMENTO
Estou bem instalado, numa das GuestHouses do EMBL, num grande quarto com WC e kitchenette proprias. Tenho TV (com, entre outras, a CNN, a MTV e a Eurosport, embora as duas ultimas com locucao em alemao) e telefone (os meus contactos ca' estao mais 'a frente neste mail). Ha' condicoes para receber convidados (posso pedir camas extra!). Isto e' um convite....

O FIM DE SEMANA
A CNN tem-me permitido ver que Portugal tem estado algo chuvoso. Pois
bem, o fim-de-semana ca' deu-me ceu limpo e temperaturas muito parecidas 'as dai para poder ir passear para a cidade de Heidelberg (o EMBL e a GuestHouse ficam no monte, a alguns quilometros). Nao visitei nada em particular porque ja' ca' tinha estado em Maio mas decidi aproveitar a luz natural e o bonito cenario que a cidade fornece quando vista do outro lado do rio (mando um postal de Heidelberg 'a primeira pessoa que me disser o nome do rio) para me inspirar para... ler uns artigos cientificos (lembrem-se que estou ca' em trabalho!).

O PRIMEIRO DIA DE TRABALHO
A manha de Segunda foi passada a tratar da burocracia necessaria para a minha inscricao no EMBL. Tive que calcorrear o edificio para recolher 17 (!) assinaturas (incluindo a do Director do EMBL) em 17 salas espalhadas por 4 pisos (biblioteca, economato, seguranca, laboratorio de audiovisuais, informatica, seccao de financas, departamento medico, informacao geral, programa de visitantes...). O ponto alto foi receber um cartao magnetico que me permite abrir todas as portas a que e' suposto eu ter acesso no EMBL, 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pagar todas as despesas (almoco, lanche, papelaria). Carrega-se com dinheiro numa maquina propria. De resto, o laboratorio do Juan e' maioritariamente iberico. A contar comigo, estao 3 tugas, 3 espanhois, um nativo e uma britanica. O ambiente e' bom e aqui trabalha-se bem. Acho que vou produzir mais aqui numa semana do que em Portugal num mes.

[...]

CURIOSIDADE
No fim de semana vi, na cidade, um homem vestido como uma mulher (mas
nao propriamente um travesti) de mao dada com... uma mulher normalissima. Fiquei sem saber quem e' que e' o que na relacao. Numa maquina dos preservativos aqui do EMBL pareceu-me ver uma imagem em que apareciam dois homens e pensei que estes tipos ja' se preocupavam a serio com a comunidade gay. Depois reparei que afinal a figura mostra um homem e uma mulher em que ela esta'... por tras!

REFLEXAO POLITICA
Se ainda ca' estiver em Marco, nao poderei votar nas Legislativas.
Sabiam que a lei nao preve o meu caso? Nao posso votar por correspondencia nem ir a um consulado. Ja' agora, algum dos candidatos a 1o Ministro disse se, com ele, vai haver Ministerio da Ciencia? Mandei a pergunta, por e-mail, ao Durao Barroso mas ele ainda nao respondeu.

DESPEDIDA
Acho que por hoje chega. Na proxima missiva, talvez fale sobre a gastronomia local e, se tiver inspirado, faca uma ode 'a mulher alema.

Abracos e beijinhos do vosso Nuno

0 comentários

Comentários Blogger(0):

Enviar um comentário (comenta!)