<$BlogRSDURL$>



sexta-feira, março 19, 2004


Luxemburgo 


Luxemburgo? Ninguém vai passear ao Luxemburgo... Eu fui porque tenho lá Amigos...
Aqui fica uma espécie de anedotário inspirado nas notas recolhidas no meu Moleskine durante a minha passagem pelo dito Principado (muita da informação foi fornecida pela Lena e pelo Matthias - obrigado!):
-> Há dois anos o Luxemburguês tornou-se língua obrigatória nas escolas. Considerá-lo um idioma é muito lisonjeiro uma vez que se trata de uma mistura descaradamente artificial de Francês e Alemão.
-> Os endinheirados Luxemburgueses costumam passar as suas férias de Verão... no Luxemburgo! Durante umas semanas, mudam-se para as suas casas de férias (ou acampam) junto ao rio (não há mar) numa região situada a poucas dezenas de quilómetros da capital (mais longe do que isso, estar-se-ia fora do país, o mais pequeno da U.E.).
-> A gasolina é muito mais barata no Luxemburgo do que nos países vizinhos. Na Europa Central o Luxemburgo é conhecido pelo seu petro-turismo. Junto à fronteira com a Alemanha, há uma terra chamada Wasserbillig que alberga mais de uma dúzia de bombas de gasolina (entre as quais a maior da Esso em todo o mundo) numa recta com poucas centenas de metros. A Greenpeace já lá atacou...

(crónica por concluir)

0 comentários

Comentários Blogger(0):

Enviar um comentário (comenta!)