<$BlogRSDURL$>



sexta-feira, abril 23, 2004


Universidades... 

A notícia que abaixo transcrevo, extraída da Educare, foi-me enviada pela Madrinha (obrigado!).


Universidade de Lisboa entre as melhores do Mundo
Teresa Lima | 22.04.2004

Segundo um ranking elaborado por uma universidade chinesa, Portugal apenas tem um estabelecimento de Ensino Superior entre os 500 melhores do Mundo. O domínio norte-americano é avassalador.

A Universidade de Lisboa é uma das 500 melhores a nível internacional, segundo um ranking concebido entre 2000 e 2003 pela Shanghai Jiao Tong University - Institut of Higher Education (uma instituição chinesa e não japonesa, como tem sido noticiado).

A única universidade portuguesa que consta deste ranking está no grupo das que estão colocadas entre a 351.ª e a 400.ª posições. Os estabelecimentos de ensino norte-americanos têm uma presença esmagadora nos primeiros lugares, com a Universidade de Harvard à cabeça. A primeira universidade europeia a aparecer é a Universidade de Cambridge, na quinta posição. Sucede-lhe, do mesmo continente, a Universidade de Oxford, no nono lugar.

Entre os cinco critérios que condicionaram a classificação das universidades, aqueles em que a de Lisboa conseguiu marcar mais pontos foram, por ordem decrescente: o número de referências do estabelecimento no Science Citation Index Expanded (732) e no Social Science Citation Index (293); o número de prémios Nobel ligados à instituição entre 1911 e 2002 (o neurologista Egas Moniz, em 1949), e a publicação de artigos nas revistas científicas Nature e Science entre 2000 e 2002 (7); e o desempenho por faculdade, em que recebe 10 pontos em 20 possíveis.

Nos primeiros 50 lugares do ranking aparecem 35 universidades dos EUA, seis inglesas, duas suíças, duas japonesas, uma canadiana, uma sueca, uma holandesa, uma alemã e uma australiana - nenhuma do continente africano.



( Parabéns à Ruth, que está em Harvard... :) )

Dá que pensar. Alguém quer comentar?

0 comentários

Comentários Blogger(0):

Enviar um comentário (comenta!)