<$BlogRSDURL$>



segunda-feira, agosto 16, 2004


Gralha 

O texto anterior sobre "lapsos freudianos" fez-me lembrar uma gralha indiana que, há uma semana, viajou para Oxford no mesmo autocarro que eu. Ainda estávamos na paragem e já metia conversa comigo e com outro rapaz. Durante hora e meia, discorreu sobre o seu poliglotismo, a sua vasta experiência de viagem, o seu envolvimento passado em missões da ONU, o conservadorismo da estrutura académica cambridgiana, Ingleses cinzentos e Suecos "boring". Tudo isto, claro está, sem que qualquer correspondente pergunta tivesse despoletado a verborreia. A distribução dos lugares forçou o outro rapaz a ser interlocutor e permitiu-me olhar a paisagem mas não evitar ouvir o monólogo. Quando finalmente esgotou a prosa, decidiu dormir. Note-se que nessa altura eram 11:30h da manhã, estava um glorioso dia de Sol e a paisagem era bem verdinha. Mudou-se para o banco à frente do meu, por ser no lado da sombra, e empenhou-se em adormecer. Cedo desistiu do intento. Voltou-se para trás e queixou-se: não conseguia dormir porque os outros passageiros falavam muito...
Voltámos a Cambridge no mesmo autocarro. A noite e a chuva fizeram com que a rapariga, tensa, se concentrasse mais na estrada e na condução do motorista e quem dormiu fui eu...

0 comentários

Comentários Blogger(0):

Enviar um comentário (comenta!)