<$BlogRSDURL$>



terça-feira, novembro 02, 2004


Curiosidades linguísticas 

Você sabia que...

A frase inglesa "The quick brown fox jumps over the lazy dog" utiliza todas as letras do alfabeto. Foi criada pela Western Union para testar as suas telecomunicações telex!

Quando o café "A Brasileira" vendeu os primeiros expressos em Lisboa, o publico achou-os amargos. Daí que o proprietário da casa inventou o
'slogan' para ajudar nas vendas: "Beba isto com açúcar". E pegou.Hoje, a palavra foi reduzida às suas iniciais: BICA! Afinal a BICA tem uma razão forte de existir!

Durante a Guerra da Sucessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem baixas, escreviam numa placa "0 Killed" (zero mortos), o que deu origem à expressão OK para indicar que tudo está bem.

Antigamente, na corte de Inglaterra, não se podia fazer sexo sem o consentimento do Rei, a não ser que se tratasse de um membro da família real. Quando queriam fazer amor, tinham que pedir ao monarca, que lhes entregava uma placa que deviam colocar em frente da porta do quarto enquanto tivessem relações. Na placa lia-se: "Fornication Under Consent of the King". Daí a origem da expressão inglesa "FUCK"!


[Esta foi-me enviada pela Mãe (obrigado!). Como ela, achei piada...]

2 comentários

Comentários Blogger(2):

Errrr.... desculpa tar a meter a minha colher, mas...

A da Bica parece-me ser apenas um mito. É demasiado a calhar. Que alguém, depois de o nome bica começar a ser utilizado tenha feito a sigla, ainda me convences! É como STOP querer dizer "São Todos Obrigados a Parar".

Em relação ao OK, eu pensava que era o contrário de KO, "Knocked-out". Contudo, após uma pesquisa no Google, encontrei algumas referências que apontam para a utilização de OK como a sigla de "Oll Korrect". Parece que era moda abreviar frases, por vezes com erros de escrita. Pelos vistos a teoria tem alguns defensores, mas a verdade é que a origem de OK é ainda desconhecida.

Finalmente, em relação à origem da palavra "fuck", bem... errr.... não me parece. Referência: http://www.snopes.com/language/acronyms/fuck.htm.

De qualquer maneira, verdade ou não, são boas histórias!

Por Blogger Nelson, Ã s 8:47 da tarde  

A história que ouvi sobre a bica é a seguinte: antigamente, os cafés eram tirados da máquina para uma cafeteira, que depois era circulada por um empregado, servindo os clientes à mesa.

Em certo dia, como o café se encontrasse cheio e o dito empregado não podia servir todos a tempo, um cliente terá pedido, ao balcão, "um café tirado da bica..." e a expressão ficou...
(João Paulo Costa 11.02.04 - 7:04 pm)

E agora? Em qual nos ficamos?
Já agora sabem porque se pede um cimbalino no Porto?
(ana 11.05.04 - 12:56 pm)

Por causa das máquinas Cimbali...
(Nuno 11.05.04 - 2:00 pm)

Bom, não vou comentar a questão "BICA", mas a outras duas são certamente tanga...

http://en.wikipedia.org/wiki/Okay
http://en.wikipedia.org/wiki/Fuck

Abraço do padrinho
(Mário 11.11.04 - 1:43 am)

[Transferidos do HaloScan]

Por Anonymous Anónimo, Ã s 10:44 da tarde  

Enviar um comentário (comenta!)